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Id:470 - (745)
Autor:Mishima, Silvana Martins; Almeida, Maria Cecília Puntel de; Ungari, Iara Carneiro; Silva, Eliete Maria.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Recursos humanos na implantação das ações integradas de saúde no município de Ribeirão Preto: visão da equipe de enfermagem^ipt / Human resources policy during the implementation period of the health integrated actions in the municipality of Ribeirão Preto
Fonte:Cad. saúde pública;6(1):40-49, jan./mar. 1990. .
Resumo:O presente trabalho procurou identificar as possíveis alterações quantitativas sofridas no contingente de recursos humanos, especificamente do pessoal de enfermagem, existente no município de Ribeirão Preto, no período compreendido entre 1984 e 1987 (correspondente a implantação das AIS). Concluiu-se que, efetivamente, em Ribeirão Preto é possível afirmar que as AIS tiveram um papel fundamental no sentido da mudança e estrutural dos serviços de saúde vinculados ao subsetor público, essencialmente na esfera municipal, bem como na absorção de pessoal de saúde em geral e de enfermagem em particular^ipt.
Descritores:Recursos Humanos em Saúde
Ação Intersetorial
Sistemas de Saúde
Recursos Humanos de Enfermagem
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/pdf/csp/v6n1/v6n1a05.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C-03 - 035

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Id:270 - (449)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Novaes, Humberto de Moraes
Título:Ações integradas nos sistemas locais de saúde-Silos: análise conceitual e apreciação de programas selecionados na América Latina^ipt ..-
Fonte:São Paulo; Pioneira; 1990. 2002 p. ^btab.
Resumo:: No capítulo 1: são revisados os trabalhos publicados sobre a institucionalização da medicina e a formação médica; no capítulo 2: descreve dois relatórios importantes que tiveram profundas implicações no comportamento médico neste século e na organização dos serviços de saúde: os de Flexner e os de Dawson; no capítulo 3: apresenta publicações sobre o relacionamento dos hospitais com a atenção primária de saúde e como esta vinculação ou integração institucional depende de uma base territorial ou funcional clara; no capítulo 4: faz uma revisão do antigo conceito de regionalização; no capítulo 5: é analisado os diferentes modelos de assistência médica integral ou “compreensiva”. Nos capítulos 6, 7,e 8 , são apresentadas detalhadamente as experiências e os resultados dos projetos realizados em Cali, Colômbia, Guadalupe, México, Niterói, Brasil. Finalizando, determinantes da integração de serviço e as conclusões completam este trabalho nos capítulos 9 e 10^ipt.
Descritores:POLITICA DE SAUDE
MÉDICOS
HOSPITAIS
AÇAO INTERSETORIAL
SISTEMAS LOCAIS DE SAUDE
PROGRAMAS NACIONAIS DE SAÚDE
Regionalização
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
COLÔMBIA
 MÉXICO
 BRASIL
 América Latina

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Id:253 - (432)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:BRASIL. Ministério da Previdência e Assistência Social et al*.
Título:Ações Integradas de Saúde^ipt ..-
Fonte:Brasília; MPAS; 1984. .
Descritores:Ação Intersetorial
Política de Saúde
Sistema de Saúde

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Id:251 - (430)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Brasil. Comissão Interministerial de Planejamento e Coordenação*.
Título:Resolução CIPLAN nº 15^ipt ..-
Fonte:[Brasília]; s.n; 19 nov. 1985. .
Resumo:Aprova o projeto de formação em larga escala de pessoal de nível médio como estratégia prioritária na preparação de recursos humanos no âmbito das ações integradas de saúde. Ratifica a participação do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação, das Secretarias Estaduais de Saúde, das Secretarias Estaduais de Educação e da Organização Pan-Americana da Saúde no desenvolvimento e consolidação do projeto. Incorpora o Ministério da Previdência e Assistência Social, através do INAMPS, ao sistema de formação proposto pelo Projeto Larga Escala. (ementa elaborada pelo CD/MS).
Descritores:Projetos
Formação de Recursos Humanos
Recursos Humanos em Saúde
Ação Intersetorial
Legislação

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Id:234 - (413)
Autor:Paim, Jairnilson.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Ações Integradas de Saúde AIS: porque não dois passos atrás^ipt / Intersectorial Actions in Health: why not two steps before
Fonte:Cad. saúde pública;2(2):185-211, abr.-jun. 1986. .
Resumo:Apresenta uma sucinta revisão das características e conseqüências das políticas de saúde das duas últimas décadas para enfatizar o caráter contraditório do Plano do CONASP, enquanto contenção de gastos com assistência médica e, simultaneamente, invasão das políticas racionalizadoras no âmbito da Previdência Social. Assume-se a proposta das Ações Integradas de Saúde como componente originalmente subalterno do Plano do CONASP e como redefinição democratizante de uma política racionalizadora que passou a ter mais espaço com o avanço das lutas democráticas. Assim são apresentados dez motivos para se apostar nas AIS na conjuntura atual: 1) Princípios e objetivos consistentes com os do movimento de democratização da saúde; 2) Planejamento e administração descentralizados; 3) Instâncias deliberativas permeáveis à negociação política; 4) Possibilidade concreta de participação popular organizada; 5) Percurso para o estabelecimento do Sistema Unificado de Saúde; 6) Respeito ao princípio federativo; 7) Respaldo de forças sociais atuantes no setor; 8) Perspectiva mais concreta de viabilidade; 9) Incorporação do planejamento à prática institucional; 10) Responsabilidade das Universidades na formulação e implementação de políticas de saúde. Finalmente, procura-se identificar os aliados para a estratégia das AIS com vistas a reestruturação substantiva do setor saúde, desde quando não se considera defensável alimentar um falso dilema entre a proposta das AIS e a do Sistema Único de Saúde. (AU)^ipt.
Descritores:AÇÃO INTERSETORIAL
PROGRAMAS NACIONAIS DE SAÚDE
 POLÍTICA DE SAÚDE
 BRASIL
Meio Eletrônico:http://www.scielosp.org/pdf/csp/v2n2/v2n2a05.pdf

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Id:227 - (406)
Autor:Pierantoni, Célia Regina; Varella, Thereza Christina; França, Tânia.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Recursos humanos e gestão do trabalho em saúde: da teoria à prática^ipt.
Fonte:Cadernos RH Saúde;3(1):27-38, mar. 2006. .
Resumo:Aborda questões sobre: a ausência da política de recursos humanos em saúde apontando as prováveis razões e retrata através de um quadro os aspectos estruturais de RH; desigualdade da distribuição da rigueza no mundo e o foco das agencias bilaterais e multilaterais em reduzir a pobreza dos países menos desenvolvidos; a importância do planejamento e gerenciamento de recursos humanos em saúde como pontos nodais para o equacionamento dos profundos problemas relacionados a baixa capacidade institucional, particularmente para implementação de política setorial. Descreve os objetivos da agenda internacional; estratégias da OMS focalizadas para a área de recursos humanos a serem implantadas a curto, médio e longo prazos e a complexidade que envolvem essas ações^ipt.
Descritores:Recursos Humanos em Saúde
Administração de Recursos Humanos em Saúde
Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Políticas Públicas de Saúde
Ação Intersetorial
Sistemas de Saúde
Desenvolvimento de Pessoal
Diretrizes para o Planejamento em Saúde
Formulação de Políticas
Desenvolvimento da Comunidade
Meio Eletrônico:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_rh.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C-04 - 024

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Id:221 - (400)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Marsiglia, Regina Giffoni
Título:Relação ensino/serviços: dez anos de integração docente-assistencial(IDA) no Brasil^ipt Relation training and services-
Fonte:São Paulo; Hucitec; 1995. 118 p. .
Resumo:Apresenta um panorama abrangente das idéias e propostas que marcaram o movimento de integração docente-assistencial (IDA), desde as suas origens até o mais recente desdobramento em torno da noção de redes e subredes de projetos no Brasil. Analisa cerca 60 projetos atualmente em desenvolvimento, que torna a rede IDA um grande laboratório de inovações do ensino e principalmente na introdução de novos métodos, técnicas e instrumentos de trabalho no processo de gestão, organização e operação dos serviços de saúde em vários estados e regiões do país^ipt.
Descritores:SERVIÇOS DE INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTENCIAL
EDUCAÇÃO MÉDICA
Ação Intersetorial
BRASIL

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Id:194 - (373)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Albuquerque, Lynaldo Cavalcanti de; Cavalcanti, Clóvis Bezerra
Título:Ofício do reitor da Universidade Federal da Paraíba Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque e do secretário de Saúde Clóvis Bezerra Cavalcanti ao coordenador geral do Programa de Preparação Estratégica de Pessoal de Saúde (PPREPS)^ipt ..-
Fonte:João Pessoa; s.n; 8 out. 1976. 1 fl. dat. (cópia) + 35 fls. dat. (cópia) p. . (Ofício nº 540/76-R/GR).
Símbolo:Ofício nº 540/76-R/GR.
Resumo:Ofício do reitor da Universidade Federal da Paraíba Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque e do secretário de Saúde Clóvis Bezerra Cavalcanti ao coordenador geral do Programa de Preparação Estratégica de Pessoal de Saúde (PPREPS), encaminhando para apreciação e aprovação o Programa de Desenvolvimento Integrado de Recursos Humanos Para a Saúde (1976/1979), para o estado da Paraíba. Informa sobre a necessária integração ao programa da Comissão Regional de Coordenação das Atividades Médicas (CRECAM) do Ministério da Previdência, naquele estado. Anexo: "Programa de Desenvolvimento Integrado de Recursos Humanos Para a Saúde"^ipt.
Descritores:PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL
ACAO INTERSETORIAL
APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS
BRASIL
 ORGANIZACAO PAN-AMERICANA DA SAUDE
Localização:Departamento de Arquivo e Documentação (Fundo Presidência, cx. 16, maço 3)

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Id:113 - (292)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Brasil. Ministérios da Saúde; *.Brasil. Ministérios da Educação e Cultura; *.Brasil. Ministérios da Previdência e Assistência Social; *.Brasil. Ministério da Ciência e Tecnologia; *.Organização Pan-Americana da Saúde*.
Título:[Nono termo aditivo ao acordo para um Programa Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos Para a Saúde no Brasil]^ipt ..-
Fonte:Brasília; s.n; [1985]. [19] p. ^btab.
Resumo:Termo aditivo ao acordo para um Programa Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos Para a Saúde no Brasil, firmado entre o governo federal do Brasil, por intermédio dos Ministérios da Saúde, da Educação, da Previdência e Assistência Social e da Ciência e Tecnologia (MCT), e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Tem por objetos incorporar o MCT ao mencionado acordo e assegurar a ampliação da cooperação da OPAS aos esforços dos ministérios. Altera a redação das Partes 5, 6 e 7 do mencionado acordo, no que concerne, respectivamente, a administração do programa, obrigações da OPAS e obrigações do governo. Altera a denominação do acordo, que ganha o nome de Acordo de Cooperação Para o Desenvolvimento da Infra-estrutura de Serviços de Saúde no Brasil. Assinam o documento o ministro da Saúde Carlos Corrêa de Menezes Sant'Anna, o ministro da Educação Marco Antônio de Oliveira Maciel, o ministro da Previdência e Assistência Social Francisco Waldir Pires de Sousa, o ministro da Ciência e Tecnologia Renato Bayma Archer da Silva e, pela OPAS, Florentino Garcia Scarponi. Anexo: Acordo MS/MEC/MPAS/MCT/OPS. Infra-estrutura de serviços de saúde. Plano de cooperação^ipt.
Descritores:Governo Federal
ORGANIZACAO PAN-AMERICANA DA SAUDE
COOPERACAO TECNICA
ESTRUTURA DOS SERVICOS/org
DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS
ADMINISTRACAO E PLANEJAMENTO EM SAUDE
ACAO INTERSETORIAL
ACORDOS DE COOPERAÇÃO PARA A FORMAÇÃO
RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
BRASIL
Meio Eletrônico:http://observatoriohistoria.coc.fiocruz.br/lildbi/docsonline/NonoTermoAditivo1985_ID430.pdf
Localização:OHS/ORH - A-01 - 047



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